Criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) de elevado potencial de impacto que contem com o apoio e cofinanciamento de investidores sociais.
Favorecer a inclusão ativa, com vista a promover a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a participação ativa, e melhorar a empregabilidade, em particular dos grupos desfavorecidos.
a) As cooperativas;
b) As associações mutualistas;
c) As misericórdias;
d) As fundações;
e) As entidades com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social;
f) As associações;
g) As entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário.
Os investidores sociais podem ser entidades privadas, públicas ou do terceiro setor que apoiem financeiramente as IIES. Esses investidores devem fornecer uma Carta de Compromisso para validar o cofinanciamento de 20%.
Os custos elegíveis incluem custos diretos com pessoal, sendo que 40% desses custos poderão ser aplicados a outras despesas relacionadas ao projeto. O financiamento público por projeto deve ser superior a 40 mil euros e inferior a 400 mil euros.
As candidaturas estão abertas de 30 de abril de 2024 até 10 de janeiro de 2025, com decisão sobre os projetos até 105 dias úteis após o encerramento do período de candidaturas
As candidaturas devem ser submetidas através do Balcão dos Fundos, e devem incluir documentos como o Plano de Desenvolvimento, Carta de Compromisso dos investidores sociais, e o Orçamento detalhado.